TISS

A ANS estabeleceu um padrão obrigatório de Troca de Informações em Saúde Suplementar - TISS, para a padronização, registro e intercâmbio de dados entre operadoras de planos de saúde, profissionais médicos e prestadores de serviço.

A TISS agilizará os processos operacionais e permitirá avaliações clínicas, epidemiológicas e gerenciais, que orientarão decisões e planejamentos, embasando as estatísticas da ANS e de outros órgãos governamentais sobre a saúde no país.


 


O padrão

 O padrão TISS se concretizou como importante instrumento de desenvolvimento do setor de saúde suplementar no Brasil, após uma trajetória de sucesso e aperfeiçoamento em oficinas, consulta pública, congressos e estudos
A padronização da informação e a gradativa troca eletrônica de dados trarão desburocratização; uniformização de guias e formularios; aperfeiçoamento de indicadores estatísticos e apoio a analises epidemiológicas; melhoria da qualidade assistencial e de gestão; e redução de custos administrativos. O setor se tornará mais ágil e eficiente.