Missão

  A ANS tem por finalidade institucional promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais - inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores - e contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no País.


Lei de Criação da ANS

>Lei 9.961/2000 - criou a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS e definiu a sua finalidade, estrutura, atribuições, sua receita, a vinculação ao Ministério da Saúde e a sua natureza. 
   >A Lei foi alterada por Medidas Provisórias e aguarda consolidação pelo Congresso Nacional. Disponível na versão atual, com as alterações introduzidas por Medidas Provisórias já incorporadas.


Informações em Saúde Suplementar

A informação disponibilizada pela ANS permite o conhecimento da dimensão e da dinâmica do setor de Saúde Suplementar por meio de análises espaciais, temporais, demográficas, econômico-financeiras e de dados sobre a atenção à saúde específicos da Saúde Suplementar.

ANS Tabnet permite a realização de diversos tipos de consultas sobre beneficiários e operadoras de planos de saúde pelo acesso a diversos sistemas de informações sobre ANS.